Sabão azul e branco pode substituir desinfectantes na prevenção da gripe A

              A ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, voltou, hoje, a apelar aos pais para não levarem à escola crianças com febre e afirmou que, perante a falta de gel desinfectante em algum estabelecimento, o mais importante é lavar as mãos.
     "O mais importante é lavar as mãos e isso pode ser feito com água e sabão", afirmou a ministra (...). 
     Ana Jorge respondeu que o país tem milhares de escolas e que se "em alguma escola mais pequenina" não houver gel desinfectante o importante é lavar as mãos, o que pode ser feito "com sabão azul e branco".
Confusão sobre vacinas
     A ministra disse ainda que a vacina da gripe sazonal deve ser tomada pelos grupos de risco, tal como em anos anteriores, mas não protege contra a gripe A (H1N1), pelo que não vale a pena as pessoas acorrerem em massa às farmácias na expectativa de ficarem imunes ao novo vírus.
   Centenas de pessoas já reservaram a vacina contra a gripe sazonal, que chegará às farmácias a 15 de Setembro, existindo pedidos feitos há meses e muitas dúvidas sobre as diferenças entre a gripe comum e a causada pelo H1N1.
     Em ano de pandemia de gripe, embora causada por um vírus novo, os portugueses parecem estar mais cautelosos do que nunca, estando a crescer as listas de pedidos de reserva da vacina contra a gripe sazonal.
     Estes pedidos de reserva acontecem todos os anos, mas em várias farmácias portuguesas estão a chegar mais cedo do que o habitual.
Lusa- Publicação: 10-09-2009 18:40 (http://www.sapo.pt/)

Sem comentários: